
POR ROBERTO MEDINA*
O TRABALHO DA ARTISTA PLÁSTICA MARCIELI COMPAGNON FAZ UMA INVESTIGAÇÃO PROFUNDA NAS ORIGENS DO UNIVERSO, MERGULHANDO NA PRÓPRIA EVOLUÇÃO DO SER HUMANO. ELA REDIMENSIONA O HOMEM A PARTIR DA RECONEXÃO AO UNIVERSO. ALÉM DISSO, ALTERA O ESTADO DE CONSCIÊNCIA CÓSMICA, RESGATANDO A ARTE COMO FORMA DE MANISFESTAÇÃO DA VIVÊNCIA E DE REGISTRO DAS ENERGIAS FLUTUANTES E IMPRIMINDO-AS NA TELA. SERIA UMA RECOMUNICAÇÃO VINDA DO ESPAÇO SIDERAL? ALGUMAS PROVOCAÇÕES SURGEM AO OBSERVARMOS AS OBRAS DA ARTISTA PORTO-ALEGRENSE.
NIETZSCHE JÁ AFIRMAVA QUE O CAOS É A AUSÊNCIA DE DEUS, ENQUANTO ELEMENTO ESTRUTURADOR DO MUNDO. MARCIELI COMPAGNON, NESTA SÉRIE, ATRAVÉS DA PINTURA EM TELAS DE 2MX3M, MOTIVADA PELA MÚSICA, ELEMENTO CATALISADOR E POTENCIALIZADOR, IMPRIMIRÁ A RELIGAÇÃO DAS ESFERAS SIDERAIS, USANDO LINHAS, COMO TRAÇO CONDUTOR E NÃO-DEFINIDOR, TINTAS FLUORESCENTES (APENAS AS QUATRO CORES PRIMÁRIAS).
TODA OBRA PASSA POR DIMENSÕES QUE A ARTISTA VEM PESQUISANDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. TAIS ELABORAÇÕES ESTÉTICAS SE COMUNICAM COM O RECEPTOR DA OBRA, APONTANDO PARA A VISÃO DE QUE A ESSÊNCIA DE QUEM VÊ ESTÁ TAMBÉM REFLETIDA. A REPRESENTAÇÃO NAS TELAS É UMA FORMA DE RE-APRESENTAR O MUNDO E SEUS VIVENTES AO PALCO DA EXISTÊNCIA. A GENÉTICA DOS TRABALHOS DE MARCIELI COMPAGNON EXIGE DO OBSERVADOR UMA LIGAÇÃO PERMANENTE DESSE OLHAR PENSANTE, COMO SE NOS TRAGASSE DESTA VIDA E NOS REPUSSE DE FORMA QUESTIONADORA, BUSCANDO SIGNIFICANTES E SIGNIFICADOS CONTRÁRIOS AOS PRÉ-CONCEITOS. ENFIM, ELA SOLICITA UMA NOVA POSTURA PARA ORGANIZAR O CAOS INDIVIDUAL, COMO CÉLULAS QUE POUCO A POUCO SE RECOMUNICAM E SE INTERPENETRAM, FORMANDO SINAPSES ARTÍSTICAS E INTELECTIVAS, ATRAVÉS DE CORES PULSANTES, NUMA LINGUAGEM TRANSGRESSORA.
Oieeee... Lindo teu blog!!!! Vou vim aqui te visitar mais vezes!!!! beijao da Sobrinha coruja Cine!
ResponderExcluirMedina, sou meio má acompanhante de blog, mas achei o teu bem interessante. Que coisa bela escrever e escrever...
ResponderExcluirFalamos, beijo