segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MARCIELI COMPAGNON, ARTISTA VISUAL E GAÚCHA





ORIGEM, ARTE E CAOS
POR ROBERTO MEDINA*

O TRABALHO DA ARTISTA PLÁSTICA MARCIELI COMPAGNON FAZ UMA INVESTIGAÇÃO PROFUNDA NAS ORIGENS DO UNIVERSO, MERGULHANDO NA PRÓPRIA EVOLUÇÃO DO SER HUMANO. ELA REDIMENSIONA O HOMEM A PARTIR DA RECONEXÃO AO UNIVERSO. ALÉM DISSO, ALTERA O ESTADO DE CONSCIÊNCIA CÓSMICA, RESGATANDO A ARTE COMO FORMA DE MANISFESTAÇÃO DA VIVÊNCIA E DE REGISTRO DAS ENERGIAS FLUTUANTES E IMPRIMINDO-AS NA TELA. SERIA UMA RECOMUNICAÇÃO VINDA DO ESPAÇO SIDERAL? ALGUMAS PROVOCAÇÕES SURGEM AO OBSERVARMOS AS OBRAS DA ARTISTA PORTO-ALEGRENSE.
NIETZSCHE JÁ AFIRMAVA QUE O CAOS É A AUSÊNCIA DE DEUS, ENQUANTO ELEMENTO ESTRUTURADOR DO MUNDO. MARCIELI COMPAGNON, NESTA SÉRIE, ATRAVÉS DA PINTURA EM TELAS DE 2MX3M, MOTIVADA PELA MÚSICA, ELEMENTO CATALISADOR E POTENCIALIZADOR, IMPRIMIRÁ A RELIGAÇÃO DAS ESFERAS SIDERAIS, USANDO LINHAS, COMO TRAÇO CONDUTOR E NÃO-DEFINIDOR, TINTAS FLUORESCENTES (APENAS AS QUATRO CORES PRIMÁRIAS).
TODA OBRA PASSA POR DIMENSÕES QUE A ARTISTA VEM PESQUISANDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. TAIS ELABORAÇÕES ESTÉTICAS SE COMUNICAM COM O RECEPTOR DA OBRA, APONTANDO PARA A VISÃO DE QUE A ESSÊNCIA DE QUEM VÊ ESTÁ TAMBÉM REFLETIDA. A REPRESENTAÇÃO NAS TELAS É UMA FORMA DE RE-APRESENTAR O MUNDO E SEUS VIVENTES AO PALCO DA EXISTÊNCIA. A GENÉTICA DOS TRABALHOS DE MARCIELI COMPAGNON EXIGE DO OBSERVADOR UMA LIGAÇÃO PERMANENTE DESSE OLHAR PENSANTE, COMO SE NOS TRAGASSE DESTA VIDA E NOS REPUSSE DE FORMA QUESTIONADORA, BUSCANDO SIGNIFICANTES E SIGNIFICADOS CONTRÁRIOS AOS PRÉ-CONCEITOS. ENFIM, ELA SOLICITA UMA NOVA POSTURA PARA ORGANIZAR O CAOS INDIVIDUAL, COMO CÉLULAS QUE POUCO A POUCO SE RECOMUNICAM E SE INTERPENETRAM, FORMANDO SINAPSES ARTÍSTICAS E INTELECTIVAS, ATRAVÉS DE CORES PULSANTES, NUMA LINGUAGEM TRANSGRESSORA.



3 comentários:

  1. Oieeee... Lindo teu blog!!!! Vou vim aqui te visitar mais vezes!!!! beijao da Sobrinha coruja Cine!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Estou aqui retribuindo sua visita e aproveitando a oportunidade pra dizer q gostei muito do formato do seu blog e da maneira como vc trata os assuntos.

    São ótimos textos, continue assim que vai ser sucesso sempre!

    Saiba q vai ser sempre bem-vindo ao meu blog!

    Abraços

    http://publicidadesportiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Medina, sou meio má acompanhante de blog, mas achei o teu bem interessante. Que coisa bela escrever e escrever...
    Falamos, beijo

    ResponderExcluir